O primeiro ministro António Costa admitiu, durante o debate quinzenal, o levantamento “para breve” das medidas excecionais impostas à região atendendo que as situações de contágio “são muito contidas”.
O levantamento das restrições impostas à Área Metropolitana de Lisboa (AML) poderá acontecer nos próximos dias. A situação vai ser novamente analisada esta quinta-feira, tal como tinha sido anunciado a semana passada, mas António costa admite que “muito brevemente estaremos em condições de levantar também aqui, na Área Metropolitana de Lisboa, as restrições às atividades cujo levantamento foi adiado”.
As declarações do primeiro ministro aconteceram em resposta ao líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, que quis saber que avaliação será feita pelo executivo quanto à “situação concreta na Área Metropolitana de Lisboa”.
Segundo António Costa “não estamos numa situação de descontrolo da situação, estamos numa situação em que temos um número de casos que tem resistido a baixar”, mas que esses casos são “situações muito contidas”.
O chefe do executivo admite que, dos concelhos que compõem a AML, apenas em cinco o problema parece ser mais persistente, mas ainda assim são “focos muito particulares, que estão neste momento identificados e onde está a ser desenvolvido o trabalho próprio da saúde pública”.
Recorde-se que, na passada semana, o Governo decidiu adiar a abertura dos centros comerciais e lojas do cidadão na região da AML devido ao aumento de casos de contágio. A decisão vai novamente ser avaliada em conselho de ministros esta quinta-feira.