O projeto a ser implementado nas praias da Figueirinha e Albarquel vai ser desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a câmara de Setúbal e o Instituto Politécnico.
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na quarta-feira, em reunião pública, a celebração de um protocolo com o Instituto Politécnico de Setúbal para o desenvolvimento de um projeto na área do turismo acessível nas praias de Figueirinha e de Albarquel.
Intitulado “Praia para Todos”, o projeto pretende melhorar as condições de oferta turística nas duas praias às pessoas com mobilidade reduzida. As beneficiações realizadas naqueles locais, incluindo novas acessibilidades, zonas de estada e edifícios de apoio, resultam de candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Setúbal a financiamento através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível, dinamizado pelo Turismo de Portugal.
A aposta no turismo acessível é “uma prioridade para o turismo de Setúbal”, pois, além da vertente de sustentabilidade, beneficia “a população local” e ativa “o potencial económico ao nível da captação de visitantes” na região, conforme foi salientando na reunião da autarquia.
O projeto inclui a prestação de apoio especializado às pessoas com mobilidade reduzida, entre 13 de junho a 31 de setembro, das 9h00 às 14h00, por alunos com formação ao nível da fisioterapia, da enfermagem, da terapia da fala, do desporto, da animação e da intervenção sociocultural.