Seixal valoriza a educação de qualidade para todos

Começo este texto com uma saudação a toda comunidade educativa, que no ano letivo que agora chegou ao fim teve de reinventar-se e adaptar-se a uma nova realidade. Desde março que todos nos vimos confrontados com a pandemia mundial da covid-19 e é agora, após meses de confinamento, que voltamos aos poucos a refazer o nosso dia a dia. Nas escolas também a normalidade possível começou a ser reposta. No entanto, é de lamentar que tenham ficado a faltar os testes de rastreio aos professores e outros profissionais, mesmo depois da exigência feita pela autarquia do Seixal, entre muitas outras organizações. O Governo não deu resposta nem realizou tais testes a educadores, auxiliares e funcionários que lidam diretamente com todas as crianças e jovens do ensino público, desde o pré-escolar até ao secundário, como aconteceu com os profissionais das creches, uma situação que deve ser resolvida no arranque do próximo ano letivo.

O Seixal é um Município de Abril, onde a educação merece toda a atenção e prioridade. A valorização e defesa da escola pública de qualidade é no nosso concelho concretizada na intervenção e qualificação de todos os estabelecimentos de ensino da nossa responsabilidade, bem como do apoio aos professores e educadores através do Plano Educativo Municipal.

Durante o ano letivo anterior foram realizadas dezenas de intervenções nas escolas básicas e jardins de infância da rede pública, correspondendo a um investimento superior a 7 milhões de euros. Em 2019-2020 foram intervencionadas 16 escolas, com obras de ampliação e requalificação de equipamentos, construção de refeitórios, obras de manutenção, como pinturas e substituição de pavimentos ou sanitários. Foram instalados novos equipamentos em 11 espaços de jogo e recreio de jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo, que vamos prosseguir durante este novo ano letivo. Estamos ainda no terreno a realizar a substituição das coberturas de fibrocimento em 14 escolas básicas e jardins de infância da rede pública, no valor de 1 milhão de euros, e a reforçar a infraestrutura tecnológica dos nossos equipamentos escolares.

No próximo ano letivo continuaremos não só a investir em mais e melhores equipamentos municipais, como continuaremos a reivindicar junto do Governo todas as obras tão necessárias e há tanto tempo prometidas para o nosso concelho. Falo concretamente da construção de uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário de Fernão Ferro, cuja petição com 4370 assinaturas entregámos em janeiro na Assembleia da República e que resultou, no passado mês de junho, numa audição na Comissão de Educação. Não esquecemos a tão prometida conclusão das obras da Escola Secundária João de Barros, uma luta de alunos, pais, professores e autarquia há mais de 10 anos, nem esquecemos a requalificação urgente da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. António Augusto Louro. Em falta continuam ainda os cinco pavilhões desportivos escolares, que desde o ano 2000 estão sinalizados junto do Ministério da Educação, em Pinhal de Frades, Cruz de Pau, João de Barros, Corroios e Vale de Milhaços. Estas escolas contam com aproximadamente 3 mil alunos, que não dispõem das mesmas condições que outros alunos têm em outras escolas para a prática da atividade física, estando assim em causa a igualdade de oportunidades no acesso à educação pública.

Outra parte negativa que não posso deixar de salientar é a falta de preparação do próximo ano letivo pelo Ministério da Educação. Desde a enorme confusão gerada com as matrículas à devolução ou não dos manuais escolares dos alunos, revelou mais uma vez uma desorientação que é tudo o que não precisamos nesta altura.

Da nossa parte, resta-me enviar uma saudação fraterna a toda comunidade educativa, com a certeza que a autarquia estará sempre ao vosso lado na luta por mais e melhores condições e por uma educação de qualidade e igual para todos no concelho do Seixal.

SIGA O NOSSO CONCELHO
Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal