Voluntários preservam ambiente nas freguesias de Setúbal

As inscrições estão abertas para jovens entre os 18 e os 30 anos. Limpeza no mato e zona costeira são algumas das atividades a desenvolver

Dezenas de jovens voluntários vão percorrer, durante a segunda quinzena de agosto e o mês de setembro, as freguesias de Setúbal para recolherem lixo largado nas áreas florestais e para sensibilizarem a população acerca das vantagens de preservar o meio ambiente.

A iniciativa Consciente(mente) – desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – é do Instituto Português do Desporto e Juventude. Destina-se a jovens dos 18 aos 30 anos que se queiram voluntariar e garante uma bolsa diária de 12 euros, lanche, seguro e certificado de participação.

Os voluntários levam a cabo tarefas como limpeza de zonas costeiras e de mato, manutenção de parques de lazer e espaços verdes, sensibilização da comunidade para comportamentos que coloquem em risco a preservação da natureza e remoção de plantas invasoras, como o chorão-das-praias, na Mitrena e no Pontal de Musgos.

A criação de cartazes informativos, com recomendações de boas práticas, a colocar em locais chave do concelho, são outras das atividades contempladas no Consciente(mente).

Estas ações contam com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal e desenvolvem-se entre hoje a 21 de agosto na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, de 24 a 28 no território do Sado, de 31 a 4 de setembro na União de Freguesias de Setúbal e entre 7 e 11 de setembro em Azeitão.

As inscrições são gratuitas, sendo necessário o preenchimento de um formulário online, acessível através de uma plataforma específica, disponível no Portal da Juventude, em https://programas.juventude.gov.pt/florestas.