Jornal Semmais já está nas bancas da região

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Semmais dá-lhe a saber que o distrito lidera as respostas sociais a estes cidadãos. A região conta com mais de 60 IPSS para apoiar estas pessoas, mas as instituições pedem mais inclusão social.

Na área da saúde, a pandemia agilizou os investimentos nos hospitais da região. As principais unidades hospitalares aproveitaram a crise sanitária para adquirir equipamentos e proceder à requalificação de vários serviços, de modo a não deixar para trás os doentes não covid.

Em entrevista, o presidente Figueira Mendes fala da dinâmica de Grândola. O autarca está preocupado com a crise económica no concelho, mas dá conta de que os investimentos no turismo não confinaram.

No setor da educação, a falta de docentes acentua-se no Barreiro, Almada, Seixal e Setúbal. O corpo docente envelhecido também contribui para que o distrito seja dos mais afetados a nível nacional, onde faltam preencher cerca de 500 horários e existem cerca de 30 mil alunos afetados.

E na agropecuária, a ovelha saloia corre risco de extinção. Os criadores de ovinos da Arrábida querem que empresas, entidades e particulares adotem animais para assim preservarem a espécie. A produção de Queijo de Azeitão iniciou-se com leite das saloias.

No desporto falámos com Miguel Oliveira e, ao nosso jornal, o piloto almadense afirmou que quer continuar na senda das vitórias no MotoGP, mas diz estar atento à realidade nacional. E deixa conselhos aos mais novos.

No município do Seixal, a autarquia vai tomar posse do Campo da Medideira e o Amora recuperou as finanças e aponta voos mais altos. Em sete anos o clube passou de cerca de 60 associados para 1500, a SAD vendida a uma empresa americana e, agora, o município vai dar condições de excelência ao estádio.

E na cultura, a “Vingança” opera-se no Fórum Luísa Todi. Produzido pela Companhia de Ópera de Setúbal, o espetáculo é inspirado na obra “A Vingança da Cigana” escrita em 1793. E nós? Gostamos de sangue? Somos ávidos, não somos? São algumas das questões em palco de 9 a 11 de dezembro.

 

Estas e outras notícias da atualidade, no seu Semmais.

Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.

Fique seguro!

Nós informamos.