Casa das Imagens Lauro António inaugura a 15 de janeiro em Setúbal

A Casa das Imagens resulta de uma doação, de Lauro António à autarquia sadina, de cerca de 50 mil peças com diferentes conteúdos, relacionadas com os audiovisuais.

A cerimónia de inauguração vai iniciar-se no Fórum Luísa Todi, às 17h30, para exibição de dois filmes sobre a Casa das Imagens, bem como sobre a vida e obra de Lauro António. Este momento inclui, ainda, intervenções do próprio cineasta e da presidente da câmara Maria das Dores Meira.

Uma hora depois, às 18h30, abre oficialmente a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, com o descerrar de placa e visita ao espaço, que vai estar localizado no número 8 da Rua da Velha Alfândega, contíguo à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A Casa das Imagens vai ter uma mediateca, que possui uma coleção de filmes com 1500 cassetes VHS, 10 mil DVD e Blu-Ray, além de CD, discos em vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes.

O equipamento está dotado de biblioteca com publicações de cinema, audiovisuais e televisão, tal como de banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia, enciclopédias gerais e obras generalistas.

Entre as várias peças expostas, contam-se a placa exterior do Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, a placa de saída do Cinema Odéon, a coleção de Bonecos de Estremoz, uma máquina para ver fotografias em vidro, vários carregadores de fotografias e textos originais manuscritos e datilografados. Também está à mostra uma máquina de escrever, o tripé utilizado, em 1980, na rodagem do filme “Manhã Submersa” e alguns dos inúmeros prémios, que recebeu ao longo da carreira também estão presentes.

A Casa das Imagens Lauro António pretende promover exposições intimistas, a primeira das quais sobre ilustrações de Valter Hugo-Mãe, exibições de filmes antigos para crianças, ciclos temáticos e tertúlias com atores, produtores e realizadores.