As distinções de honra vão ser dadas à Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa e a Manuel Manso, que foi pároco em Viana do Alentejo.
A câmara de Viana do Alentejo assinala, no próximo dia 13 de janeiro, o 123º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa cerimónia que terá lugar a partir das 16h, com transmissão em direto no Facebook oficial da autarquia.
A Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa, uma das agraciadas que exerce atividade há nove anos, tem, afirma a autarquia em comunicado, procurado prestar um conjunto de serviços, além do transporte de doentes, a partir do voluntariado.
Outro dos condecorados, é o Padre Manuel Manso que exerceu o sacerdócio no concelho durante 37 anos. Em 1983 recebeu a nomeação episcopal para Viana do Alentejo, onde esteve até 2020, sendo que a 2 de agosto, do ano passado, celebrou junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, os 50 anos de sacerdócio. Destaca-se ainda o trabalho na organização de atividades religiosas, no âmbito da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo e na Feira D’Aires.
O concelho de Viana do Alentejo foi extinto em 1895, e recuperado três anos depois por um movimento de âmbito nacional, encetado por António Isidoro de Sousa.