Centro Hospitalar Barreiro Montijo aposta na atividade de Gastroenterologia

O objetivo é consolidar a atividade que tem vindo a ser desenvolvida, bem como promover o desenvolvimento da capacidade técnica e clínica da nova unidade. Entre 2021 e 2023 estão previstas mais 15.880 consultas externas neste âmbito.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo criou o Centro de Responsabilidade Integrado de Gastroenterologia (CRI.GASTRO) no âmbito da dinamização da atividade desenvolvida pela Unidade de Gastroenterologia. O objetivo é, segundo a instituição, consolidar a atividade que tem vindo a ser realizada por esta especialidade, bem como promover o desenvolvimento da capacidade técnica e clínica da unidade.

Deste modo, a criação do CRI.GASTRO prevê um aumento gradual da atividade a realizar bem como a capacidade instalada no que diz respeito a equipamentos e recursos humanos.

No âmbito do Plano de Ação assinado pela Unidade de Gastroenterologia, no próximo triénio 2021-2023 “estão previstas 15.800 consultas externas, 1.900 sessões de hospital de dia; 12.900 exames de gastroenterologia e 550 rastreios do cancro do colon e reto”, segundo a Diretora do Conselho de Gestão do CRI.GASTRO, Dra. Catarina Lima Vieira, citada em comunicado.

O CRI.GASTRO iniciou atividade durante o mês de janeiro e é constituído por uma equipa multidisciplinar com 26 elementos.