Novo ano com mais investimento no Concelho do Seixal

2021 já chegou. O ano que todos esperamos que seja o do fim da pandemia. A Câmara Municipal está ciente que a urgência está em conter a propagação do contágio e proteger os mais vulneráveis. É por isso que continuamos na linha da frente e a contar com todos para reforçar as medidas de prevenção. Prosseguimos o trabalho em articulação com as autoridades de saúde pública, as forças de segurança e as instituições. Apoiámos recentemente a instalação do centro de rastreio móvel à covid-19 e construímos uma Área Dedicada para Doentes Respiratórios que abriu portas no passado dia 5 de Janeiro.

Mesmo com os constrangimentos causados pela pandemia, temos em curso um vasto programa de investimentos no concelho, que está reflectido nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, no valor de 101,5 milhões de euros. No serviço público, destacamos a construção da Loja de Cidadão do Concelho do Seixal já em curso e do Cemitério Municipal de Fernão Ferro em adjudicação. Os centros náuticos de Amora e do Seixal e o prolongamento do passeio ribeirinho de Amora são projectos com que vamos impulsionar o turismo, o desporto e o lazer.

Na educação, priorizamos a conclusão das obras de ampliação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, o novo Jardim de Infância da Quinta de São Nicolau em concurso, e a construção das novas instalações da Universidade Sénior já em obra. Na cultura, está em fase final de obra o Centro Internacional de Medalha Contemporânea, que nos posicionará como centro de divulgação da medalhística e abrimos concurso para o novo Centro Cultural de Amora. No desporto, determinante para a qualidade de vida, também em conclusão as obras da Piscina Municipal de Paio Pires, do Centro de Treinos do Amora FC  e do Complexo Desportivo do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal.

O sector da saúde é crucial, pelo que assumimos a construção dos espaços exteriores do novo Centro de Saúde de Corroios e das infra-estruturas exteriores do hospital do Seixal, um processo sistematicamente adiado pelo Governo.

O município também está em campo na área social, através do apoio à construção do Lar de Idosos de Fernão Ferro e o apoio à construção de 2 novas creches sociais, em Miratejo e Amora. A habitação constitui um direito imprescindível. Assim, continuamos empenhados no realojamento das famílias de Vale de Chícharos, faltando o imprescindível apoio financeiro do Governo. Com o Seixal On, estamos a desenvolver um conjunto de projectos inovadores assentes em soluções tecnológicas com vista à sustentabilidade. Está ainda em conclusão o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro e avançaremos com o concurso das 3.ª e 4.ª fases das obras de saneamento e infra-estruturas na Verdizela. O Seixal + Estacionamento representa um investimento de 1,3 milhões de euros na criação de parques de estacionamento gratuitos com 2 mil lugares, nas envolventes das interfaces de transportes públicos, com dois parques já construídos, e outro em construção, em Sta Marta do Pinhal. Prosseguiremos o apoio às corporações de bombeiros e vamos capacitar o Serviço Municipal de Protecção Civil com mais meios. Continuamos a intervir em várias áreas, num sinal de resistência e determinação.

As GOP 2021 são um compromisso do serviço público para com o território e quem nele vive e trabalha. Consideramos que mesmo com um orçamento menor do que o de 2020, vamos continuar a fazer do concelho do Seixal uma terra onde é bom viver.

Siga o Nosso Concelho
Joaquim Santos
Presidente da Câmara Municipal do Seixal