Distrito de Setúbal regista 32 ocorrências desde as 8h00

Proteção Civil registou entre as 8h00 e as 15h00 de hoje 32 ocorrências, sobretudo relacionadas com a queda de árvores e pequenas inundações devido ao mau tempo no distrito de Setúbal.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal disse à agência Lusa que, apesar de não se registarem danos significativos, o concelho de Setúbal foi “o mais afetado”.

Das ocorrências indicadas pelo CDOS, destacam-se nove quedas de árvores, outras tantas quedas de estruturas temporárias ou móveis e oito inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa.

As operações de socorro envolveram, desde as 8h00, um total de 119 bombeiros de diversas corporações, auxiliados por 35 veículos.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, que se deve sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A situação de alerta amarelo em todo o país vai manter-se depois até às 13h00 de domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje chuva, vento e agitação marítima forte: Chuva, por vezes forte, no litoral Norte e Centro, estendendo-se ao restante litoral oeste a partir do final da manhã, e gradualmente às restantes regiões; vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h, podendo atingir os 100 km/h no litoral Norte, e forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 110 km/h.