Companhias anseiam por voltar a ver as salas com público. Enquanto aguardam por melhores dias, o Dia Mundial do Teatro é assinalado este sábado, online, em vários concelhos, pelo segundo ano consecutivo.
Desde há um ano que os grupos não conseguem retomar a atividade de forma integral em termos de espetáculos presenciais, devido às medidas de segurança impostas da Direção Geral de Saúde. Contudo, para assinalar o Dia Mundial do Teatro e enquanto as salas não abrem portas, as companhias transmitem peças online, fazem conversas com gente dos palcos e paródias radiofónicas.
No Montijo, a Companhia Mascarenhas-Martins, através do ator João Jacinto, transmite a mensagem da data comemorativa que se assinala este sábado na página do Facebook do Cine-Teatro Joaquim D´Almeida, a partir das 21h30. O vídeo de seis minutos foi realizado por Inês Monteiro Pires. Levi Martins, diretor do grupo, espera que “seja a última vez nas nossas vidas que comemoramos esta data em casa. É preciso regressar às salas, assim que for possível, para que cuidemos todos desta arte cuja fragilidade ficou exposta nestes tempos de pandemia”.
Já o TAS, em Setúbal, na sua página de Facebook e também na da câmara, marca a efeméride com “Valentin, Valentin”, de Karl Valentin, entre as 10 às 24 horas. E no Forum Luísa Todi, via streaming, no mesmo horário, o público pode assistir a “Fake”, com Beatriz Batarda e Sandra Faleiro, entre outros, num espetáculo sobre a construção do falso como verdade.
O ator Miguel Assis, do TAS, revelou ao Semmais que vai festejar a data com ensaios de “O Beijo da Palavrinha”, a nova peça para as escolas. “Pela primeira vez em 30 anos vou festejar o Dia do Teatro sem espetadores presentes. Faremos um live no ensaio e leremos a mensagem internacional. Deixo uma palavra de reencontro o mais breve possível com o nosso público e de resistência a todos os colegas que estão a passar por momentos difíceis, com a convicção de que tudo irá passar”.
Das jornadas do teatro às leituras interpretadas de peças
Em Almada, a CTA está a reprogramar as peças levadas a palco durante o período de confinamento, e o seu diretor, Rodrigo Francisco, participa esta sexta-feira, às 18h00, nas III Jornadas do Teatro, organizadas pelo Teatro Municipal Baltazar Dias. São transmitidas online no Facebook desta companhia do Funchal.
No concelho de Palmela, o grupo Ensaiarte, do Pinhal Novo, apresenta “A Vida Mágica da Sementinha”, hoje e amanhã, às 21h00, em formato radiofónico, em dois fascículos, através da Popular FM. Esta adaptação do texto literário de Alves Redol, com encenação de Célia Figueira, pode ser ouvida em 90.9 FM e também acedendo a radioonline.com.pt/popular. Já “Um Objeto, a Memória”, uma viagem pelas memórias e pelos rostos do teatro no concelho através de fotos e vídeos, passa nos mesmos dias no Youtube e Facebook da câmara.
E na Moita, às 21h00, há Festim de Leituras Interpretadas de Peças de Teatro, pela Companhia Cepa Torta, com transmissão no Youtube do município. O espetáculo intitula-se “Esta Noite Grita-se” e é da autoria de José Mendes.
Em Sesimbra, às 15h00, o público pode assistir, em direto, no Facebook do Espaço Zambujal, a pequenas entrevistas com personalidades dinamizadoras da arte teatral, no respetivo concelho. Por lá vão passar elementos do PIPA; Grupo de Teatro Às Três Pancadas – GRES Bota; Espaço Aguncheiras; Grupo de Teatro de Vez em Quando; Grupo de Teatro da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, entre outros.
Mais a Sul, o município de Alcácer do Sal oferece o musical “A Carochinha”, na sua página de Facebook, entre as 19 e as 13 horas. É apresentado pela Protagoniza Magia Associação Cultural e destina-se a crianças dos zero aos 12 anos.