TOMA declama poesia para relembrar a Liberdade e os valores da Democracia

A liberdade de expressão e o fim da censura do pensamento, duas das maiores vitórias que a revolução de abril de 1974 nos trouxe, constituem o mote para a ação da Associação Cultural TOMA, de Setúbal, intitulada “A Poesia saiu à rua num dia assim”, que irá decorrer ao longo do dia 25 de Abril.

Através do Facebook, YouTube e Instagram da TOMA e do site do município de Setúbal, os internautas poderão assistir a vídeos de dez jovens atores, que frequentam a escola de teatro daquela associação, e do diretor José Nobre, a declamar poesia alusiva à data.

Há onze poemas de Ary dos Santos, Cátia Oliveira, Eugéne Pottier, Natália Correia, José Fanha, José Nobre, José Régio, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Miguel Torga, Sérgio Godinho e Sophia de Mello Breyner que serão declamados na Porta de S. Sebastião, no Miradouro de Setúbal, no Túnel da Ladeira de S. Sebastião, na Estátua do Largo da Ribeira Velha, na Musa de Bocage, na Estátua Mariana Torres (Fonte Nova), no Plain in Art (Praia da Saúde), na Rede do Pescador (PUA) e no Convento de S. Paulo.

José Nobre, responsável pela direção de atores, adiantou ao Semmais Digital que a iniciativa “A Poesia saiu à rua num dia assim” é “uma excelente ação de aprendizagem para os nossos alunos, que estão a amadurecer e a fazer as coisas com mais segurança”, e, por outro lado, “uma forma de relembrar a liberdade e os valores da democracia”.

Entretanto, a Associação Cultural TOMA, com quatro anos de vida, irá estrear a comédia “O Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare, no dia 28 de maio, no Convento de S. Paulo. A produção, uma versão infanto-juvenil de Hélia Correia, conta com a envolvência de vinte jovens atores. “Vai ser a nossa maior produção desde que entrámos em atividade. Envolve avultados meios técnicos, belíssimos figurinos e vinte atores”, desvenda José Nobre, que encena a peça.