“Ciência à Conversa” está de volta ao Politécnico de Setúbal em formato online

A atividade regressa esta quarta-feira e é aberta a toda a comunidade académica e ao público em geral com o objetivo de se debater os novos conhecimentos produzidos num registo informal e acessível a todos.

Depois de um ano de interrupção devido ao contexto pandémico, o ciclo mensal “Ciência à Conversa” está de volta com debates sobre os novos conhecimentos produzidos e com um novo foco centrado na divulgação da atividade dos nove Centros de Investigação e Prestação de Serviços do IPS (CIPS2).

A 50ª edição da iniciativa de conversas informais, que junta toda a comunidade académica e público em geral, acontece esta quarta-feira, a partir das 13h00, no formato online, e vai contar como principais oradores os docentes e investigadores Luís Coelho, coordenador do CINEA-IPS, Ana Mata e Ricardo Salgado. A segunda parte da sessão será reservada para a divulgação de informação científica por parte dos restantes centros de investigação, em apresentações curtas de três minutos.

Desta forma será possível conhecer o trabalho do Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA-IPS), concretamente três dos seus projetos atualmente em curso: o SCORES, na área da eficiência energética; o OSTRAQUAL, que aposta na valorização e promoção das ostras de Aquacultura nas regiões do Sado e Mira e o GI4SADO, que propõe um modelo de gestão integrado como ferramenta de apoio à governança do Estuário do Sado.

Com este ciclo mensal de encontros, e através da Unidade de Apoio à Inovação, Investigação & Desenvolvimento e Empreendedorismo (UAIIDE-IPS), o Politécnico pretende “contrair a imagem elitista que tantas vezes se associa ao meio científico, demonstrando que a ciência está presente em tudo o que fazemos e nas várias dimensões da vida em sociedade, podendo ser tema de conversa numa pausa para almoço”, diz o IPS em comunicado.