Concelho de Odemira celebra Dia Nacional dos Moinhos

O município associa-se à celebração do Dia Nacional dos Moinhos, esta quarta-feira, com a iniciativa Moinhos Abertos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos.

Para celebrar este dia simbólico, a Rede Portuguesa de Moinhos desafia os moleiros a colocar os moinhos de velas abertas, rodas e rodízios em pleno funcionamento para mostrar a força viva deste património.

Esta é uma forma “para assegurar a comemoração de um dia, caro a tantos portugueses e portuguesas, dedicado a um dos maiores ícones identitários das nossas comunidades e territórios”, refere a autarquia em comunicado.

Todos os anos a iniciativa junta moleiros, proprietários, vizinhos e comunidades em atividades festivas de comemoração ao Dia Nacional dos Moinhos. Em 2019, na última celebração da data, ainda antes do confinamento, estiveram abertos ao público cerca de 353 moinhos, que receberam mais de 30.000 visitantes. Em 2020 foram forçados a adiar, primeiro, e posteriormente a celebração foi cancelada.

O Moinho de Odemira, apesar de não receber visitas, vai estar em funcionamento para assinalar o dia “deste importante símbolo de vida”.