Capa do Semmais desta semana que já está nas bancas da região

Traficantes reativam antiga rota que passa pelo distrito, mais concretamente pelo Sado e por Sines. Nesta edição, avançamos com as suspeitas da PJ que, segundo uma fonte policial disse ao nosso jornal, acredita que os traficantes sul-americanos estão a reativar um antigo percurso, evitando desta feita a passagem da droga por África.

Fomos também até Pegões, concelho do Montijo, para lhe dar a conhecer as sementes do colonato de Salazar. Na localidade instalaram-se várias famílias de todo o país para tratar das terras que Rovisco Pais vendeu ao Estado e que Salazar quis transformar num exemplo agrícola. Hoje subsistem os edifícios e alguma vontade de retomar a atividade.

Os bivalves tóxicos no Tejo já lesaram o Estado em cinco milhões. Em apenas cinco meses foram identificadas 25 pessoas por crimes de saúde pública, branqueamento de capitais e fraude fiscal. As polícias falam mesmo em associação criminosa a operar na zona.

E Ana Abrunhosa veio a Setúbal para explicar se ‘dá’ NUT à península. As posições da ministra da Coesão estão em foco, esta sexta-feira, na conferência organizada pela AISET, sobre a criação da NUT III. Os agentes da região exigem mais clareza.

O metro prevê expandir a rede para o Barreiro, Moita e Costa da Caparica. As empreitadas estão previstas nos próximos investimentos da empresa que gere o Metro Sul do Tejo e há consenso no quadro da mobilidade futura para a AML. Falta a decisão do Governo e as verbas.

Biólogos tentam salvar borrelhos no Samouco. A zona das salinas está coberta de estruturas metálicas que tentam proteger os ninhos. Para além dos predadores há também o perigo de destruição das dunas e, uma vez mais, o receio pelos danos causados por um eventual futuro aeroporto.

Uma exploração de caulino e quartzo em Castelo Ventoso está a gerar polémica junto da população que recusa o alargamento de mina. São invocados problemas ambientais e de saúde para travar empreendimento. A câmara de Alcácer do Sal aguarda estudo de impacte ambiental para se pronunciar.

A montijense, Fernanda Fragateiro, inspira-se na paisagem ribeirinha para pensar e questionar o mundo. Em conversa com o Semmais, a artista plástica recorda os tempos de infância passados no concelho.

Sesimbrense Marco Paixão faz história na Turquia. Aos 36 anos, o futebolista é dos jogadores mais estimados pelos adeptos do Altay, equipa turca que representa desde 2018.

 

Estas e outras notícias no seu Semmais.

Somos informação segura e confirmada. Obrigado pela confiança.

Fique seguro!

Nós informamos.