Dispositivo de combate a incêndios florestais arranca em julho em Almada

Está em marcha a “Operação Floresta Segura, Floresta Verde”, dispositivo associado ao combate a incêndios florestais apresentado por Almada, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), terça-feira, e que vai estar em vigor entre 1 de julho e 30 de setembro.

Promovido pela autarquia, o plano de prevenção a fogos revela-se essencial, em particular pelo pré-posicionamento, em permanência, de equipas das três corporações de bombeiros (Almada, Cacilhas e Trafaria) na Mata Nacional dos Medos, permitindo assim uma rápida intervenção.

“Almada, através do SMPC tem, ao longo do mandato, realizado muito trabalho de planeamento estratégico e de prevenção”, sublinha a vereadora do município com o pelouro da Proteção Civil, em comunicado enviado ao Semmais.

Em 2020, a área florestal ardida no concelho não chegou aos dois hectares, a mais baixa de sempre desde 1996, num total de 65 ocorrências e 46 falsos alarmes registados pela Proteção Civil. Este ano, a partir do primeiro dia de julho, vão estar também a funcionar, nas principais entradas da Mata Nacional dos Medos, avisadores do nível de alerta.

Para além dos meios humanos e das viaturas das corporações de bombeiros, a “Operação Floresta Segura, Floresta Verde” vai contar com a Equipa de Sapadores Florestais e o apoio em ações de vigilância de vários agentes de proteção civil, voluntários de distintas entidades, cidadãos e do Grupo Permanente de Voluntários do Serviço Municipal de Proteção Civil.